EJA ETAPA 03

ETAPA 3 – Grandezas e Medidas

Primeiros passos

Nesta etapa apresentamos situações-problema envolvendo as grandezas e medidas utilizando situações relacionadas as suas vivências a fim familiarizar os discentes nas situações voltadas para o tema estudado com o intuito de dar esta autonomia de desenvolver as atividades de maneira favorável e prazerosa.

Vídeo explicativo

PERÍMETRO E ÁREA - ETAPA 3

Videoaula explicando o que é  perímetro e área e como  fazer seus respectivos cálculos. 

Material complementar:

Perímetro e Área

Crédito: Professora Angela Matemática. Conversão de unidades.  YouTube

 

Medida de comprimento

Crédito para a professora: Simone Magalhães. Medidas de Comprimento. YouTube.

Conversão de Massa

Crédito para o canal: Matemática Master. YouTube

Ferramentas tecnológicas


Abaixo, listamos ferramentas tecnológicas que podem auxiliá-lo na resolução e compreensão de problemas matemáticos de forma fácil e interativa.

 

Conversor de Comprimento

Conversor de Grandezas

Calculadora de IMC

Conversor de Unidades

Calculadora  Geométrica

Situações Problemas - Quiz

Aqui serão listado 7 situações problemas no formato de um quiz, para que o aluno possa interagir com o site e acompanhar seus acertos.

Problema 01
Problema 02
Problema 03
Problema 04
Problema 05
Problema 06
Problema 07

Agora é com você!

Aqui são apresentados ao aluno uma série de outros problemas matemáticos para que ele resolva sozinho. Estes problemas podem ser trabalhados pelo professor em sala de aula.

 

 

Para o professor

Situações-problema evolvendo grandezas e medidas, sua aplicabilidade nas atividades do dia a dia dos alunos e alunas da EJA Ensino Fundamental Anos Iniciais.

  • Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
  • Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).
  • Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  • (EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
  • (EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
  • (EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.